Bem-Vindo (a)!







Seja bem-vindo (a) ao blog "O bairro da Várzea".

O blog


Este Blog foi construído a partir de uma parceria construtiva entre professores da Universidade Federal de Pernambuco, alunas do 5º período do curso de Pedagogia, alunos do 2º ano de uma Escola Municipal do bairro da Várzea/Recife e professores desta mesma instituição. O blog foi uma produção final de um plano de aula elaborado pelas alunas do 5º período durante a disciplina acadêmica do curso de Pedagogia: "PPP 4 - Pesquisa e Prática Pedagógica 4", do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no semestre de 2010.2. Assim, a disciplina em questão direciona os alunos a fazerem o exercício e análise da prática pedagógica docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e História, considerando a interdisciplinaridade nessas duas áreas, bem como em outras áreas do saber. A partir do plano de aula elaborado pelas alunas de Pedagogia, o tema a ser trabalhado durante o estágio de regência na área de História foi “A história do bairro da Várzea" no qual foi feito um recorte sobre o surgimento deste bairro, principalmente pelo fato da escola ser localizada nele. No que se refere à área de Língua Portuguesa foi objetivado a construção do gênero textual digital "blog". Porém, durante as atividades realizadas nas regências na turma, outros gêneros textuais foram trabalhados para que os alunos pudessem se familiarizar com diversos gêneros textuais que se realizam socialmente.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Desenhos e produção de relato histórico - Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja Nossa Senhora do Livramento











Atividade em grupo de 5 alunos
Aula 1: ler em grupo sobre o conteúdo e desenhar sobre o que estavam lendo.
Aula 2: produção de relato histórico sobre o conteúdo.
Conteúdo:
Igrejas da Várzea

Na praça matriz da Várzea encontram-se duas igrejas a de Nossa Senhora do Rosário ao centro e a igreja de Nossa Senhora do Livramento.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: 
A primeira capela da Várzea foi construída em 1612 e hoje se chama Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Nela foi sepultado, em 1648, Dom Antônio Felipe Camarão, governador dos índios e que se destacou nas lutas para a expulsão dos holandeses na capitania de Pernambuco. Em 29 de Novembro de 1859, Dom Pedro II visitou a Várzea para se inteirar desse novo sítio histórico e concedeu à Matriz o título de “Imperial Matriz de Nossa Senhora do Rosário da Várzea”, com direito de levar a coroa imperial na fachada.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento:

A igreja Nossa Senhora do Livramento pertencia a um grupo de homens escravos. Apesar da bela entrada, que conserva suas características primitivas, não está em perfeitas condições e por dentro já foi toda restaurada. Possui ainda um prédio de dois pavimentos no qual funcionou o seminário da Várzea, hoje apenas serve de morada para os padres.
Fonte: http://profbiuvicente.blogspot.com/2009/06/bairro-da-varzea.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário