Bem-Vindo (a)!







Seja bem-vindo (a) ao blog "O bairro da Várzea".

O blog


Este Blog foi construído a partir de uma parceria construtiva entre professores da Universidade Federal de Pernambuco, alunas do 5º período do curso de Pedagogia, alunos do 2º ano de uma Escola Municipal do bairro da Várzea/Recife e professores desta mesma instituição. O blog foi uma produção final de um plano de aula elaborado pelas alunas do 5º período durante a disciplina acadêmica do curso de Pedagogia: "PPP 4 - Pesquisa e Prática Pedagógica 4", do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no semestre de 2010.2. Assim, a disciplina em questão direciona os alunos a fazerem o exercício e análise da prática pedagógica docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e História, considerando a interdisciplinaridade nessas duas áreas, bem como em outras áreas do saber. A partir do plano de aula elaborado pelas alunas de Pedagogia, o tema a ser trabalhado durante o estágio de regência na área de História foi “A história do bairro da Várzea" no qual foi feito um recorte sobre o surgimento deste bairro, principalmente pelo fato da escola ser localizada nele. No que se refere à área de Língua Portuguesa foi objetivado a construção do gênero textual digital "blog". Porém, durante as atividades realizadas nas regências na turma, outros gêneros textuais foram trabalhados para que os alunos pudessem se familiarizar com diversos gêneros textuais que se realizam socialmente.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Várzea - antes




História da Várzea

As terras da Várzea foram as primeiras a serem repartidas entre os colonos portugueses que iniciaram a povoação de Pernambuco. A várzea do Capibaribe foi escolhida para o plantio de cana-de-açúcar. O 1º engenho do lugar foi o Santo Antônio fundado nos primeiros anos da colonização por Diego Gonçalves, e o que ficaria mais conhecido foi o Engenho São João. As terras eram férteis, com água em abundância e logo os engenhos se multiplicaram.

No ano de 1630 a Várzea do Capibaribe tinha 16 engenhos de açúcar em plena atividade. Na parte mais central das terras, à margem direita do rio, foi-se formando uma povoação, o povoado teve crescimento rápido. Existiam muitos habitantes, 18 capelas e 11 engenhos em atividade. Com o comércio crescendo no Centro do Recife, esses engenhos antigos, incluindo o São João, foram transformados em celeiros da cidade, com plantio de alface, feijão e frutas, além da cana.

A povoação da Várzea virou uma disputada colônia de férias. As águas cristalinas do rio atraíam recifenses que vinham de todas as partes da cidade. Esses banhos (que diziam ter poder de cura) movimentaram a localidade até 1880, quando teve início a poluição do Capibaribe e a colônia de férias perdeu força. 

Fonte: http://profbiuvicente.blogspot.com/2009/06/bairro-da-varzea.html


Vídeo utilizado em sala de aula:


Documentário 1: História - surgimento do bairro da Várzea

Nenhum comentário:

Postar um comentário