Bem-Vindo (a)!







Seja bem-vindo (a) ao blog "O bairro da Várzea".

O blog


Este Blog foi construído a partir de uma parceria construtiva entre professores da Universidade Federal de Pernambuco, alunas do 5º período do curso de Pedagogia, alunos do 2º ano de uma Escola Municipal do bairro da Várzea/Recife e professores desta mesma instituição. O blog foi uma produção final de um plano de aula elaborado pelas alunas do 5º período durante a disciplina acadêmica do curso de Pedagogia: "PPP 4 - Pesquisa e Prática Pedagógica 4", do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no semestre de 2010.2. Assim, a disciplina em questão direciona os alunos a fazerem o exercício e análise da prática pedagógica docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e História, considerando a interdisciplinaridade nessas duas áreas, bem como em outras áreas do saber. A partir do plano de aula elaborado pelas alunas de Pedagogia, o tema a ser trabalhado durante o estágio de regência na área de História foi “A história do bairro da Várzea" no qual foi feito um recorte sobre o surgimento deste bairro, principalmente pelo fato da escola ser localizada nele. No que se refere à área de Língua Portuguesa foi objetivado a construção do gênero textual digital "blog". Porém, durante as atividades realizadas nas regências na turma, outros gêneros textuais foram trabalhados para que os alunos pudessem se familiarizar com diversos gêneros textuais que se realizam socialmente.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mapa – a Várzea hoje


A várzea Atualmente:

A Várzea é o segundo maior bairro em extensão territorial do município, ocupando uma área de aproximadamente 2.260 hectares, com uma população de 64.512 habitantes, que, de acordo com o IBGE tinham uma renda mensal de em torno de R$ 700,00. Em 1746 essa freguesia podia contar com 2.998 habitantes, 18 capelas, 11 engenhos em atividade e quatro de fogo morto (ou seja, desativados), o que nos revela como a população cresceu. O bairro integra a quarta região político-administrativa do recife (RPA-4) se localiza a oeste da cidade do Recife, fica entre os bairros do Curado, Cidade Universitária, Iputinga e Caxangá. A Várzea é bastante arborizada, cortada pelo rio Capibaribe, não apresenta muitos edifícios, a residência em sua maioria são casas e os poucos prédios que tem geralmente são de até seis andares. Essa "arrumação" arquitetural proporciona benefícios aos moradores, pois tem melhor passagem do ar, sendo, portanto um dos bairros com o clima mais agradável.

O comércio é bastante estático, ou melhor, não tem muito crescimento, é um comércio muito artesanal, iniciado pela própria população local em busca de renda para sustentar a família. Apesar de o comercio não esta em crescimento, a Várzea é palco de grandes atividades culturais, é na Várzea que se encontra o Instituto Ricardo Brennand (com um acervo de peças medievais); O ateliê de Francisco Brennand (que retrata esculturas em argila); o Conservatório da Várzea; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (datada de 1612); a Arquidiocese de Olinda e Recife (criada em 15 de julho de 1614), além de outros pontos como a sede da Oi e a Companhia Industrial de Vidros (CIV), uma empresa que é um exemplo de sucesso, pois é responsável pela geração de vários empregos diretos e indiretos, não só em Recife, como em Vitória, Salvador e Fortaleza, locais onde possui fábrica.

Apesar de possuir grandes centros culturais, bastante conhecidos, a praça pública da Várzea é um grande palco para eventos promovidos pela população local, ou ate mesmo outros trazidos por autores em descobrimento. Sendo assim, sede de grandes amostras culturais.

Além de possuir toda essa estrutura, a Várzea ainda é privilegiada pela sua localização. O bairro se encontra muito próximo à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como também o Centro Federal de Educação de Pernambuco (CEFET-PE), e a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), sendo assim, ela consegue abrigar vários estudantes que vem de outros estados, municípios em busca de uma melhor formação, e estadia. Por isso, o transporte é bastante eclético, para que se possa atender a demanda que existe; pois é a Várzea o local onde se encontra grandes terminais integrados, como o de TI Camaragibe, TI Macaxeira, TI Barro e TI Caxangá nessa área é o mais utilizado.
Fonte: http://profbiuvicente.blogspot.com/2009/06/bairro-da-varzea.html

Vídeos utilizados em sala de aula:


Documentário 2: bairro da Várzea e comunidades


Documentário 3: atividades culturais no bairro da Várzea

Nenhum comentário:

Postar um comentário