Bem-Vindo (a)!







Seja bem-vindo (a) ao blog "O bairro da Várzea".

O blog


Este Blog foi construído a partir de uma parceria construtiva entre professores da Universidade Federal de Pernambuco, alunas do 5º período do curso de Pedagogia, alunos do 2º ano de uma Escola Municipal do bairro da Várzea/Recife e professores desta mesma instituição. O blog foi uma produção final de um plano de aula elaborado pelas alunas do 5º período durante a disciplina acadêmica do curso de Pedagogia: "PPP 4 - Pesquisa e Prática Pedagógica 4", do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no semestre de 2010.2. Assim, a disciplina em questão direciona os alunos a fazerem o exercício e análise da prática pedagógica docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e História, considerando a interdisciplinaridade nessas duas áreas, bem como em outras áreas do saber. A partir do plano de aula elaborado pelas alunas de Pedagogia, o tema a ser trabalhado durante o estágio de regência na área de História foi “A história do bairro da Várzea" no qual foi feito um recorte sobre o surgimento deste bairro, principalmente pelo fato da escola ser localizada nele. No que se refere à área de Língua Portuguesa foi objetivado a construção do gênero textual digital "blog". Porém, durante as atividades realizadas nas regências na turma, outros gêneros textuais foram trabalhados para que os alunos pudessem se familiarizar com diversos gêneros textuais que se realizam socialmente.


domingo, 12 de junho de 2011

Lixo é no lixo

Vídeos utilizados em sala de aula:


3ª REGÊNCIA
Objetivamos que os alunos aprendessem a:
·  Ler e interpretar informações contidas em textos / vídeos;
·  Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos a apropriação e transformação do mesmo pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
· Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam;
· Movimentação no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido;
· Compreender as implicações das ações humanas na/para a preservação e conservação do ambiente.
Conteúdos de ensino:
Tratamento da informação; Preservação do ambiente (continuação); Paisagem local (continuação); Espaço e forma (localização e distância); História Local (continuação - bairro da Várzea).

Desenvolvimento

Após a exibição do vídeo "Lixo é no lixo" discutimos com os alunos a principal mensagem que o mesmo constrói sobre a preservação do ambiente. Assim, partimos das seguintes questões:

·         O que o personagem principal fazia com o lixo?
·         O que ele fazia era correto?
·         O amigo dele o ajudou a preservar o ambiente?
·         O que o amigo dele disse?

 Posterior à discussão, divididos os alunos em grupos (4 alunos), disonibilizamos imagens de lixo nas ruas e fizemos a leitura dos textos imagéticos a partir das seguintes questões:

·         O que vocês vêem nas imagens?
·         São paisagens naturais ou modificadas?
·         Esses lugares são assim mesmo ou alguém fez com que eles ficassem assim?
·         Como a gente pode preservar esses ambientes?

Imagens utilizadas:




Posteriormente pedimos para que os alunos representassem as imagens sem o lixo nas ruas.

Desenhos dos alunos:







Leitura do texto "Mariana, Pedro e o bairro da Várzea"


MARIANA, PEDRO E O BAIRRO DA VÁRZEA

        Mariana tem 10 anos de idade e mora na rua 16 de novembro, no bairro da Várzea, na cidade de Recife. No dia 24 de abril Mariana saiu com a sua mãe para conhecer o bairro e as ruas. No caminho, Mariana encontrou com seu amigo Pedro. Ele mora em outra rua, perto de Mariana, na rua 14 de março. Como estava sem fazer nada, Mariana convidou Pedro para conhecer o bairro onde moravam. Juntos andaram pelas ruas e encontraram várias construções: casas, padaria, farmácia, escola, mercado e praças. Quando entraram na padaria viram o padeiro colocar 18 pães na sacola de Dona Joana. Na farmácia viram 22 caixas de remédios no chão. Viram 8 janelas e 3 portões que cercam a escola. Também viram na praça do bairro 5 escorregos, 9 balanços, 13 gangorras e 15 bancos para sentar.
        Mariana e Pedro enquanto conheciam o bairro da Várzea viram que a maioria das paisagens que tem lá são as paisagens humanizadas, aquelas que foram construídas pelas pessoas, mas que não há muitas paisagens naturais, aquelas que não sofreram modificações.
        Como Mariana e Pedro gostam muito de ir à praça do bairro, que se chama "Praça Pinto Damásio", eles viram que a paisagem de lá não estava preservada, ou seja, havia lixo na calçada, perto dos brinquedos e da quadra de futebol.
        Eles ficaram muito tristes porque não conseguiram brincar à vontade por causa do lixo que tinha um mau cheiro e estava atrapalhando a brincadeira. Na volta para casa, Mariana e Pedro contaram a seus pais sobre o passeio que fizeram, mas que poderia ter sido melhor se a praça onde gostam de brincar estivesse preservada e limpa. 

Como podemos ajudar Mariana, Pedro e as pessoas a preservarem a praça do nosso bairro?
A partir dessa leitura relembramos o que foi visto na aula anterior, em que os alunos encontraram as expressões numéricas contidas no texto, finalizamos esta etapa com a atividade de escrita de número:

Imagem


Pantindo para a próxima etapa:

Resgatando o que foi visto na aula anterior - exibição do vídeo sobre o bairro da Várzea.





Depois das exibições partimos para as seguintes questões:

·         Que tipos de imagens vocês viram no vídeo?
·         Alguma imagem faz parte do seu caminho quando vem para a escola?
·         O que vocês vêem no caminho de casa para a escola?
·         Quais as paisagens?
·         Há lixo nas ruas?


Ao finalizar a discussão sobre os vídeos sugerimos aos alunos para que produzissem um pequeno texto contando sobre o caminho que fazem de casa para a escola.

Textos:



  
Objetivamos com essas atividades e materiais utilizados que os alunos pudessem resgatar o conteúdo visto nas aulas anteriores, principalmente o que foi visto na atividade de regência quando os alunos estavam no 2º ano do 1º ciclo (2010.2), visto que hoje estão no 3º ano do 1º ciclo. Assim, no que foi visto no período de 2010.2 sobre a história do bairro da Várzea, pudemos contextualizar esse mesmo conteúdo com o que os alunos estavam estudando nas regências vigentes, ou seja, no que vimos até então.

Um comentário:

  1. Estão instigantes as postagens do blog. Parabéns pelos trabalhos realizados.

    ResponderExcluir