Tratamento da informação; Preservação do ambiente (continuação); Paisagem local (continuação); Espaço e forma (localização e distância); História Local (continuação - bairro da Várzea).
Desenvolvimento
Após a exibição do vídeo "Lixo é no lixo" discutimos com os alunos a principal mensagem que o mesmo constrói sobre a preservação do ambiente. Assim, partimos das seguintes questões:
Imagens utilizadas:
Leitura do texto "Mariana, Pedro e o bairro da Várzea"
MARIANA, PEDRO E O BAIRRO DA VÁRZEA
Mariana tem 10 anos de idade e mora na rua 16 de novembro, no bairro da Várzea, na cidade de Recife. No dia 24 de abril Mariana saiu com a sua mãe para conhecer o bairro e as ruas. No caminho, Mariana encontrou com seu amigo Pedro. Ele mora em outra rua, perto de Mariana, na rua 14 de março. Como estava sem fazer nada, Mariana convidou Pedro para conhecer o bairro onde moravam. Juntos andaram pelas ruas e encontraram várias construções: casas, padaria, farmácia, escola, mercado e praças. Quando entraram na padaria viram o padeiro colocar 18 pães na sacola de Dona Joana. Na farmácia viram 22 caixas de remédios no chão. Viram 8 janelas e 3 portões que cercam a escola. Também viram na praça do bairro 5 escorregos, 9 balanços, 13 gangorras e 15 bancos para sentar.Mariana e Pedro enquanto conheciam o bairro da Várzea viram que a maioria das paisagens que tem lá são as paisagens humanizadas, aquelas que foram construídas pelas pessoas, mas que não há muitas paisagens naturais, aquelas que não sofreram modificações.Como Mariana e Pedro gostam muito de ir à praça do bairro, que se chama "Praça Pinto Damásio", eles viram que a paisagem de lá não estava preservada, ou seja, havia lixo na calçada, perto dos brinquedos e da quadra de futebol.Eles ficaram muito tristes porque não conseguiram brincar à vontade por causa do lixo que tinha um mau cheiro e estava atrapalhando a brincadeira. Na volta para casa, Mariana e Pedro contaram a seus pais sobre o passeio que fizeram, mas que poderia ter sido melhor se a praça onde gostam de brincar estivesse preservada e limpa.
Como podemos ajudar Mariana, Pedro e as pessoas a preservarem a praça do nosso bairro?
Imagem
Pantindo para a próxima etapa:
Resgatando o que foi visto na aula anterior - exibição do vídeo sobre o bairro da Várzea.
Objetivamos com essas atividades e materiais utilizados que os alunos pudessem resgatar o conteúdo visto nas aulas anteriores, principalmente o que foi visto na atividade de regência quando os alunos estavam no 2º ano do 1º ciclo (2010.2), visto que hoje estão no 3º ano do 1º ciclo. Assim, no que foi visto no período de 2010.2 sobre a história do bairro da Várzea, pudemos contextualizar esse mesmo conteúdo com o que os alunos estavam estudando nas regências vigentes, ou seja, no que vimos até então.












Estão instigantes as postagens do blog. Parabéns pelos trabalhos realizados.
ResponderExcluir